OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA CHEGA AO FIM

OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA CHEGA AO FIM

Entre os dias 23 e 24/04 aconteceu o Módulo 2 da “Oficina de Criação Literária: Autoficção”, oferecida pelo Festival Literário de Iguape (FLI), uma realização conjunta da Prefeitura de Iguape e Governo do Estado. O Módulo 1 foi realizado nos dias 09 e 10 de abril, na Biblioteca Pública Municipal.

Neste segundo módulo da oficina a atividade se concentrou na elaboração de um texto livre, seguindo com o tema de “autoficção”, onde cada criação pôde ser analisada numa roda de debates, esmiuçando as diversas camadas da história: essência do personagem, narrativa escolhida para o conto, entendimento e intenção do autor versus o do leitor, entre outros.

As leituras e análises dos textos se concentraram muitas vezes em apontar momentos da narrativa que afastavam a história da experiência pessoal e se aproximavam demais da ficção, muitas vezes perdendo a conexão com o autor e transmitindo pouca emoção para quem lê.

A oficina foi ministrada pela escritora e doutoranda em Estudos Literários em Inglês pela USP, Eda Nagayama, que participará de uma conversa de lançamento de seu livro mais recente, “Yaser” – narrativa ficcional a partir do período que atuou como voluntária na Cisjordânia – no FLI.

Os contos criados na oficina serão publicados e lançados durante o 7º FLI, a se realizar em junho.

Fonte: Prefeitura Municipal de Iguape